Comece bem o dia

Muitas vezes não damos a devida atenção ao pequeno-almoço. Porque estamos com pressa ou por não termos apetite, engolimos qualquer coisa rápida ou nem sequer comemos.

Fatia de pão com creme para barrarO pequeno-almoço é crucial para ter um bom dia

Em teoria todos sabemos a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, mas muitas vezes esquecemos de a passar à prática. Tão importante quanto a variedade dos alimentos é o peso das diversas refeições ao longo do dia. Uma das mais ignoradas é o pequeno-almoço. Nunca é demais lembrar que é a refeição mais importante. Entre os nutricionistas é mesmo conhecida como “primeiro almoço”, porque nos prepara para enfrentar um novo dia. Desde a última refeição da véspera até ao acordar passam muitas horas e o organismo precisa de nutrientes para repor as energias.

Porquê a importância do pequeno-almoço?

Se o pequeno-almoço for insuficiente, o organismo terá de recorrer às suas reservas de lípidos e glúcidos. A partir do meio da noite e até de manhã o nosso corpo depende destas reservas. Se passarmos muito tempo sem ingerir alimentos o organismo sente que as reservas estão ameaçadas e começa a retê-las, levando ao aparecimento de celulite e favorecendo a obesidade. Este plano de emergência do nosso corpo pode ainda levar a um estado de fraqueza que prejudica os nossos reflexos e concentração, e tem repercussões na qualidade do trabalho.

Mais: a fraqueza impõe um almoço substancial, às vezes com alguns exageros. Comer muito ao almoço torna a digestão lenta e difícil, provocando sonolência e prejudicando o rendimento. Por isso, o pequeno-almoço deve ser uma refeição completa, seguida de duas a três refeições ligeiras ao longo do dias.

Os cereais foram conquistando terreno na mesa do pequeno-almoço. Com a promessa de serem ricos em fibra, cálcio, ferro e vitaminas, parecem corresponder à imagem do pequeno-almoço perfeito: rápido, nutritivo e simples de preparar. Basta juntar leite e estão prontos a servir. Mas serão mesmo a melhor opção?

É importante estar bem informado

A Union Fédérale des Consommateurs, uma associação francesa de defesa do consumidor, levou a cabo uma investigação sobre o tema, publicada na revista “Que Chosir”. A análise aos cereais de pacote concluiu que a maior parte tem excesso de açúcar, sal e poucas fibras. Os produtos com chocolate ou pepitas de chocolate, muito apreciados pelos mais novos, são ricos em gorduras e contêm o equivalente a cinco a seis cubos de açúcar por cada 60 gramas. O mesmo estudo concluiu ainda que metade dos cereais para crianças têm pouco ferro.

Quanto aos cereais para adultos, um terço das marcas analisadas revelou excesso de sal, o que poderá ter implicações na hipertensão. Por outro lado, e segundo o mesmo estudo, o preço por quilo dos cereais é cerca de duas vezes mais elevado que o do pão. Tudo somado, a referida revista acaba por aconselhar o tradicional pequeno-almoço à base de pão – é mais barato e, principalmente, mais saudável.

Da avaliação nutricional de um prato de cereais para crianças preparado com um copo de leite meio gordo conclui-se igualmente que o nível de açúcares simples de rápida absorção, que contém é muitíssimo elevada. Daí resulta um pico de energia que rapidamente decresce, fazendo o organismo passar de um excesso a um défice de açúcar no sangue. O nível de energia cai e o cérebro não recebe o alimento que lhe permite manter a concentração e a capacidade de raciocínio.  Já um copo de leite meio gordo e uma fatia de pão de mistura barrada com Planta é uma opção francamente saudável, proporcionando uma refeição rica em fibras, e que a maioria dos hidratos de carbono que contém são absorvidos, saudavelmente, de forma progressiva pelo organismo.

Marcas relacionadas